Os cachorros da raça Pastor Shetland ficaram famosos por trabalharem como cão de guarda para os fazendeiros nas Ilhas Shetland, na costa da Escócia, mantendo pássaros e ovelhas longe das plantaçoes, eles ainds serviram como cães de pastoreio. Hoje eles são excelentes companheiros de família e tem otimos resultados em esportes caninos.
Origem
O Pastor Shetland vem das acidentadas Ilhas Shetland, que ficam entre a Escócia e a Noruega, cerca de 80 quilômetros ao norte da Escócia e um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico.
Por muitos anos, o Pastor Shetland foi chamado de Toonie, derivado da palavra norueguesa para fazenda. Os fazendeiros criavam os cães, cruzando o Border Collie e com cães menores, para pastorear e proteger seus rebanhos de ovelhas. Alguns especulam que uma das tarefas dos cães pastores de Shetland era proteger as pequenas ovelhas dos pássaros.
Personalidade
A personalidade do Pastor de Shetland é intensamente leal, gentil e sensível. Há uma grande variedade de personalidades na raça, desde extrovertida e turbulenta até calma e serena, talvez tímida ou retraída.
Saúde do Pastor de Shetland
Pastor de Shetland é geralmente saudável, mas como todas as raças, eles são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os havanese pegarão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.
Comments